O que é beber de baixo risco

O que é beber de baixo risco

Não existe um padrão de consumo que não ofereça riscos.

Os problemas causados pelo consumo de bebidas alcoólicas dependem de vários fatores como gênero, idade, hereditariedade, costumes familiares, condições físicas e psicológicas. A Organização Mundial da Saúde considera que NÃO existe  padrão de consumo SEM nenhum risco, pois qualquer quantidade de álcool pode ser prejudicial. 

Entretanto, se você não for dirigir veículos ou operar máquinas e não estiver grávida, o uso de bebidas alcoólicas dentro dos limites abaixo está associado a BAIXO RISCO:

  • O uso por dia de no máximo 1 dose padrão (1 lata de cerveja pequena ou 1 dose de vinho (140ml) ou 1 dose de 40ml de bebida destilada (pinga, uísque ou vodka, por exemplo) se você for mulher ou 2 doses padrão se for homem, mas não ultrapassando na semana 7 doses se for mulher e 14 doses se for homem;
  • Nunca beber na mesma ocasião (período de 2 a 3 horas) mais do que 4 doses se for mulher ou 5 doses se for homem. 

Importante: não beber pelo menos durante 2 dias na semana.

Mas atenção! É melhor NUNCA beber quando:

  • Dirigir; 
  • Estiver operando alguma máquina; 
  • Estiver grávida ou pretendendo engravidar; 
  • Estiver amamentando; 
  • Estiver usando medicamentos (verifique na bula ou pergunte ao seu médico); 
  • Se tiver algum problema no fígado (pergunte ao seu médico); 
  • Se tiver dificuldade em parar de beber ou de controlar seu consumo;  
  • Se você já apresenta problemas relacionados ao uso do álcool. 

CUIDADO! Se você tiver filhos lembre que eles aprendem por imitação e exemplo. Se você beber a ponto de ficar bêbado na frente deles passará a ideia de que este é um comportamento aceitável. 

Converse com seus filhos

Fale sobre os riscos que o uso de álcool tem para eles. O álcool prejudica o desenvolvimento do cérebro, a memória e a aprendizagem.  O uso de bebidas alcoólicas aumenta o risco deles se colocarem em situações de risco como ter relações sexuais sem consentimento e sem proteção ou se tornarem vítimas de furtos e roubos, além de passarem mal (vômitos e ressaca).

O que é um beber de alto risco?

O uso de álcool acima das quantidades acima é um dos indicativos de uso de risco, mas não é o único. Até mais importante que a quantidade e frequência é a relação da pessoa com as bebidas e como o uso prejudica seu corpo e seus relacionamentos com a família, na escola e no trabalho.

Se a pessoa usa as bebidas para lidar com problemas isso deve ser um sinal de alerta! Ao invés de resolver um problema pode estar começando outro. Algumas vezes a pessoa tem problemas de saúde mental como depressão e ansiedade que não foram diagnosticados e que precisam ser tratados (eles são doenças como qualquer outra). Por preconceito e medo de discriminação algumas pessoas acham que conseguem “esquecer” estes problemas bebendo, mas na verdade estão aumentando seus problemas.