Informações ao participante

Informações ao Participante

Ao usar este programa você é convidado a autorizar o uso de seus dados exclusivamente para fins de pesquisa. Os detalhes sobre o estudo e uso dos dados constam no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (CEP) Parecer: 5.906.692 Projeto CEP/UNIFESP n:0065/2021 para o estudo “Avaliação da adesão e efetividade de duas versões da intervenção virtual Bebermenos: com ou sem sessões de intervenção complementar online com um profissional”, que está disponível em Registre-se. Por favor, leia todas as informações cuidadosamente.  

Objetivos do estudo  

O objetivo do estudo é comparar duas versões da intervenção virtual “Bebermenos”: com ou sem sessões de orientação complementar, online, para avaliar se esta orientação aumenta a adesão ao programa  ou sua efetividade na redução de problemas associados ao uso de álcool. A versão totalmente automatizada do programa já foi testada com bons resultados para quem realizou as atividades propostas.

Sua participação neste estudo 

Você pode participar deste estudo se tiver entre 18 a 75 anos,  acesso à internet pelo menos uma vez por semana, for alfabetizado e não ter consumido drogas ilícitas ou sedativos durante o último mês. Também é importante que atualmente você não esteja em tratamento para reduzir uso de álcool. Com base em estudos anteriores, não existem riscos significativos à sua saúde por participar deste tipo de estudo. Entretanto, caso você apresente sintomas de síndrome de abstinência devido à parada do uso de álcool, ou algum outro sintoma físico ou emocional, nós recomendamos que você procure imediatamente um profissional da saúde. Aqui você pode  localizar serviços públicos que fazem atendimento especializado nesta área, próximos ao local em que  mora. Os resultados deste estudo  serão publicadas após sua conclusão.
Importante: sua participação neste estudo é gratuita e suas informações pessoais serão mantidas sob sigilo e não disponibilizadas a terceiros nem utilizadas para fins comerciais.

Participação voluntária

Sua participação neste estudo é voluntária, sendo garantido que você pode se retirar da pesquisa a qualquer momento, sem justificativa prévia.  Entretanto, caso isso aconteça, entraremos em contato para que você, se quiser, nos comunique suas razões. Sua opinião é muito importante para melhorarmos o programa e ajudar outras pessoas com problemas semelhantes.

Sigilo - privacidade dos dados 

Será necessário um e-mail e um número de telefone válidos para entrarmos em contato ao longo das 6 semanas do programa e após 1, 3 e 6 meses  para avaliarmos o resultado do programa.  Os dados fornecidos por você serão analisados e processados de forma totalmente anonimizada, respeitando sua privacidade.  Ao registrar-se para participar você terá acesso também à Política de Privacidade.

Contato

Em qualquer etapa do estudo você poderá entrar em contato com os profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. A principal investigadora é a Professora Dra. Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni, docente do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e coordenadora Unidade de Dependência de Drogas (UDED) localizado na Rua Embaú, 54 – Vila Clementino – São Paulo/SP  CEP: 04039-060 contato pelo telefone (11) 5549-2500.  Você também poderá entrar em contato pelo email contato@informalcool.org.br. Se você ainda tiver alguma consideração ou dúvida sobre os aspectos éticos do estudo poderá entre em contato com Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP – Rua Botucatu, 572 – 1º andar – cj 14, Telefone (11) 5571-1062, FAX: 5539-7162 ou 11) 3385-4100 ramal 8699. Se preferir, use o email: cep@unifesp.br.