Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

O programa Bebermenos é um guia passo-a-passo ONLINE e GRATUITO com atividades de 6 semanas para ajudar você a reduzir seu consumo de álcool ou parar de beber. Você aprenderá aqui a controlar o seu uso de álcool e entender as razões que te levam a beber demais, a lidar com situações difíceis e encontrar novas formas de relaxar e ter prazer.

  • Qualquer pessoa a partir dos 18 anos, que esteja preocupada ou repensando seu consumo de álcool;
  • Ter acesso à internet pelo menos uma vez por semana;
  • Não ter consumido drogas ilícitas ou sedativos por 4 dias ou mais durante o último mês;
  • Não estar em tratamento para reduzir seu uso de álcool.

Após realizar o registro no site, os participantes que preencherem os critérios para uso de risco ou sugestivo de dependência são convidados a participar de um estudo científico que compara a adesão ao programa e sua efetividade entre os grupos: 

a) participantes do estudo que ganham 3 sessões quinzenaiscom o objetivo de orientar sobre o uso do Programa Bebermenos e esclarecer eventuais dúvidas. As sessões de orientação podem ter uma duração de cerca de 15 minutos e podem ser realizadas por telefone ou WhatsApp;

b) participantes são selecionados a participar do estudo de maneira independente, sem a orientação sobre o uso do Programa Bebermenos. Mas poderão usar as Orientaçãos do roteiro proposto para as seis semanas do Programa.

O Bebermenos vai ajudar a monitorar, conhecer melhor o uso de álcool e problemas associados, entender as razões que levam as pessoas a beber demais, a lidar com situações difíceis, desenvolver estratégias e encontrar novas formas de relaxar e ter prazer. Caso você conheça alguém com diagnóstico de abuso ou dependência de álcool; ou perceba que seu consumo é muito alto, procure atendimento especializado para acompanhamento, seja na atenção básica, em um CAPS-ad da sua região ou conversando com um profissional de saúde de sua confiança.

A dose padrão é uma maneira simples de você perceber a quantidade de álcool que está ingerindo. Ela mede a quantidade de álcool puro contido nas bebidas alcoólicas. Uma dose padrão equivale a 8-10 gramas de álcool puro. Para saber o número de doses padrão que você está bebendo use esta fórmula:
Quantidade de doses em mL (Volume) X porcentagem do volume de álcool (%) X densidade do etanol a temperatura ambiente (0,789)

Exemplo:
500 ml de cerveja que possui 5% de álcool por volume.
(500mL x 5% x 0,789)/10 = 1,97 (aproximadamente 2 doses padrão)

Sim, esta nova versão do programa foi adaptada e pode ser usada em celulares e tablets. Você só precisar ter acesso à internet pelo menos uma vez na semana.

Para realizar e sua inscrição é necessário preencher nosso formulário e responder o questionário AUDIT – clicando aqui . Mas se tiver alguma dificuldade ou dúvida para preencher os campos, por favor, envie sua dúvida para o nosso e-mail: contato@bebermenos.org.br

Nós nos comprometemos a manter sigilo sobre sua identidade e as informações que fornecer, que não serão compartilhadas com terceiros nem usadas para fins comerciais. Além disso, o contato com a equipe do Bebermenos será mantido através das informações cadastradas na inscrição, por isso, sugerimos que priorize apenas seus contatos pessoais (e-mail ou celular).

Clique no ícone “Entrar”, após isso, selecione a opção Esqueceu sua senha?sinalizado em amarelo”. Em seguida, informe o e-mail cadastrado no Programa Berbermenos. Logo após, você irá receber um e-mail de recuperação: não se esqueça de checar sua caixa de spam.

Conforme o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, a qualquer momento, antes, durante e depois da pesquisa, você poderá solicitar esclarecimentos, recusar-se a participar ou desistir de participar não sendo exigida comunicação prévia. Mas, se puder, nos conte o motivo pelo e-mail contato@bebermenos.org.br. Você poderá voltar usar o programa quando quiser, basta acessar o site com o seu login e senha.

Você pode continuar participando do programa e recusar-se a receber orientação profissional e não será prejudicado(a), penalizado(a) ou responsabilizado(a) de nenhuma forma. Pedimos que nos comunique que não deseja receber nossa orientação  pelo e-mail contato@bebermenos.org.br, você também poderá avisar ao profissional que estiver fazendo o acompanhamento da intervenção.