Álcool e educação

Álcool e educação

O álcool pode prejudicar o funcionamento de diversas áreas cerebrais responsáveis pela aprendizagem, memória, linguagem e cognição.  

O uso excessivo pode dificultar o aprendizado, a aquisição de novas memórias, a resolução de problemas, os pensamentos abstratos, a atenção e a concentração. Jovens com estes problemas podem se desestimular de ir à escola ou universidade e também apresentar dificuldades de relacionamento com colegas e professores.

Dados científicos indicam que o consumo de 4 a 6 doses-padrão de álcool em uma única ocasião (cerca de 2 horas), o chamado “binge drinking”  (beber episódico pesado) aumenta de 4 a 6 vezes a chance de faltar às aulas ou abandonar a escola em comparação a quem não bebe. Este tipo de uso também aumenta cerca de 3 vezes a chance de mau desempenho escolar ou problemas comportamentais no ambiente de ensino, além de aumentar a chance de se tornar dependente.

Se quiser saber mais, consulte a aba Biblioteca e encontrará muitos materiais úteis para pais, educadores, profissionais de saúde e da área de assistência social.