Saiba mais

Para profissionais

Aqui você encontrará informações sobre o uso de álcool e suas consequências na saúde física e mental, assim como os problemas psicossociais associados. Em como funciona você encontrará informações sobre o funcionamento da intervenção virtual Bebermenos, uma ferramenta que poderá ser útil para seus pacientes. Na Biblioteca você encontrará diversos links e uma série de materiais, entre eles:

Curso SUPERA

O curso SUPERA – Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento, de capacitação de profissionas das áreas de saúde e assistência social para atendimento a pessoas com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas. 

Material do curso

Módulo 1 – O uso de substâncias psicoativas no Brasil

Módulo 1

O Uso de substâncias psicoativas no Brasil

Módulo 2 EFEITOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Módulo 2

Efeitos de substâncias psicoativas

Módulo 3 DETECÇÃO DO USO E DIAGNÓSTICOS DA DEPENDÊNCIA DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Módulo 3

Detecção do uso e diagnósticos da dependência de substâncias psicoativas

Módulo 4 INTERVENÇÃO BREVE

Módulo 4

Intervenção Breve

Módulo 5 SUS e SUAS: redes para cuidado integral às pessoas com problemas associados ao uso de álcool ou outras drogas

Módulo 5

SUS e SUAS: Redes para cuidado integral às pessoas com problemas associados ao uso de álcool ou outras drogas

Módulo 6 MODALIDADES DE TRATAMENTO E ENCAMINHAMENTO

Módulo 6

Modalidades de tratamento e encaminhamento

Módulo 7 Recursos da comunidade e da família para cuidado e redução de danos ASSOCIADOS AO USO DE DROGAS

Modulo 7

Recursos da comunidade e da família para cuidado e redução de danos associados ao uso de drogas

Instrumentos de triagem

Curso Fé na Prevenção: prevenção do uso de drogas por instituições religiosas e movimentos afins

O curso Fé na Prevenção foi planejado tendo como público-alvo líderes comunitários e religiosos que procuravam capacitação para lidar com pessoas com problemas associados ao uso de álcool e outras drogas. 

Material didático

Fé na Prevenção: prevenção do uso de drogas por instituições religiosas e movimentos afins

Fé na Prevenção: prevenção do uso de drogas por instituições religiosas e movimentos afins

Seu material didático incluiu um livro-texto com 4 módulos, um conjunto de vídeos com exemplos de intervenção e um conjunto de 3 cartilhas destinadas a facilitar a comunicação com a população: uma destinada a cônjuges de pessoas com problemas relacionados ao uso de drogas, outra a pais e outra a jovens.

Cartilhas

Conversando sobre Drogas com Jovens

Esta cartilha é direcionada a você que é jovem e está numa fase da vida de muitas escolhas a fazer e caminhos a percorrer. Neste processo, aparecem dúvidas sobre vários assuntos, entre eles o tema drogas, que é desafiador e merece ser debatido. Para esclarecer suas inquietações, esta cartilha foi elaborada com fundamentação teórica atualizada e embasamento científico, em linguagem simples e descontraída, que favorece a reflexão sobre o uso de crack, álcool e outras drogas, bem como sobre outros comportamentos de risco no contexto de vida do jovem.

Conversando sobre Drogas com Pais e Responsáveis

Esta cartilha é direcionada a vocês, que são pais/responsáveis por crianças e adolescentes, que procuram os melhores caminhos para educá-los, principalmente em relação a um tema tão complexo como é o uso de drogas. Para esclarecer sobre esse assunto, esta cartilha foi elaborada com fundamentação teórica atualizada e com embasamento científico em linguagem simples e descontraída, que favorece a reflexão sobre as relações entre pais/responsáveis e filhos e sobre a prevenção dos problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Conversando sobre Drogas com Cônjuges

Esta cartilha é direcionada a vocês, casais, que vêm sofrendo com problemas relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas e que buscam novos caminhos e alternativas para superar as dificuldades encontradas. Para esclarecer sobre esse assunto, a cartilha foi elaborada com fundamentação teórica atualizada, utilizando linguagem simples, que favorece a reflexão sobre o relacionamento dos casais e sobre o tema da prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas.

Vídeos

Leia também o livro:

A Intervenção Breve na dependência de drogas

O projeto que deu origem a este livro pretende avaliar - numa amostra brasileira - a efetividade de uma forma de tratamento breve criada na Addiction Research Foundation, da Universidade de Toronto, no Canadá. A proposta original partiu de uma pesquisa da doutora Martha Sanchez- Craig há duas décadas. No Brasil, a implantação da Intervenção Breve contou com uma equipe treinada por dois pesquisadores canadeses, e composta por profissionais de diferentes formações: uma psicóloga, uma médica-psiquiatra, um acadêmico de sexto ano de medicina e uma ortopedista.