Como funciona

Como funciona

O programa Bebermenos oferece várias ferramentas para você avaliar seu consumo, decidir se quer parar de beber ou reduzir seu consumo e ajudá-lo a atingir sua meta. 

Esta nova versão do programa foi adaptada para também ser usada em celulares e tablets, assim você poderá usá-lo em qualquer lugar.
As atividades são divididas em três etapas: 

1. Preparação

Ao se registrar  e responder  o questionário de triagem AUDIT você receberá o resultado sobre o nível de risco de problemas associados ao uso de bebidas alcoólicas. Na área restrita os participantes poderão avaliar sua motivação para mudar ao responder o questionário de Prontidão para Mudanças, recebendo imediatamente o resultado.

2. Estabelecimento de metas

Decida se quer parar de beber ou reduzir seu consumo (e para quantas doses semanais).

3. Ação

  1. Preencha o “Diário de Consumo” para conhecer o seu padrão de uso;
  2. Faça os exercícios para entender as situações em que bebe muito e como enfrentá-las ou evitá-las;
  3. Conscientize-se das desvantagens de beber e dos problemas que o álcool pode causar na sua saúde e nos seus relacionamentos;
  4. Descubra o que pode fazer para relaxar e se relacionar bem com outras pessoas sem necessidade de beber;
  5. Aprenda como lidar com a pressão dos outros para beber e como conversar com seus amigos e familiares sobre sua decisão de reduzir ou parar de beber;
  6. Aprenda a não desistir mesmo se tiver recaído em alguma ocasião.

Os participantes que atingirem pontuação indicativa de uso de risco ou sugestiva de dependência são convidados a participar de um estudo científico para comparar se 3 sessões online de orientação por telefone ou WhatsApp (15 minutos a cada 15 dias) aumentam a adesão ao programa e sua efetividade. Metade dos participantes receberá esta orientação quinzenal durante as seis primeiras semanas e a outra metade depois do seguimento para avaliação dos resultados, 6 meses após a conclusão do programa Bebermenos. 

Vamos começar?

Para ter acesso à área restrita do participante:

  1. Entre em Registre-se;
  2. Preencha as informações solicitadas, crie um nome de usuário e senha e faça o teste completo do AUDIT. Se seu uso for de risco ou sugestivo de dependência, leia as informações do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) sobre o estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e, se concordar com elas, conclua seu registro.
  3. O sistema irá sortear automaticamente e informará de qual grupo do estudo você participará: com ou sem orientação online quinzenal (três sessões online de 15 minutos durante as seis primeiras semanas);
  4. Nos dois grupos o participante irá ter acesso a todas as ferramentas do programa.

Ao final das seis semanas do programa (aos três e seis meses depois) você preencherá um questionário para nos contar como você está, avaliar o programa e nos indicar como ele poderia ser melhorado.

Os participantes do grupo sem orientação online, se quiserem, poderão receber esta orientação ao final do estudo. Mesmo após as seis semanas você poderá continuar a usar o programa por quanto tempo quiser.